
Faz bastante tempo que estou pensando neste assunto e somente hoje resolvi tomar coragem para começar a escrever sobre ele. Durante a minha vida sempre me perdi em meio a minha desorganização, já tive de desistir de muitos planos e modificar outros e mesmo assim é sempre a duras penas que consigo cumprir um projeto.
Então uma ideia totalmente nova surgiu na minha cabeça e tem respondido bem nos pequenos testes a qual estou à submetendo. Consiste em uma organização que seja tranquilizadora. Jamais quis me transformar em uma pessoa organizada demais e cheia de manias (além das que já possuo), mas algo que funcionasse como uma bússola me indicando o caminho cada vez que eu me sentisse perdida entre tantas coisas para realizar.
A tal ideia mágica surgiu da observação desde a infância (não que eu realmente pare para olhar, mas elas estão ali no meu caminho, passo os olhos por elas e suas ações ficam gravadas em meu subconsciente). Me refiro as formigas e seu trabalho incansável e diário sem nunca interromper ou mudar a rotina.
Isso sempre me fascinou, como uma criaturinha tão pequenina pode arrasar com um jardim inteiro em tão pouco tempo. Pensando nisto conclui que ela não para e fica analisando aquela quantidade de coisas que precisa carregar e sim começa o seu trabalho, uma folhinha de cada vez, não corre e nem tem passo lento. É sempre o mesmo ritmo constante e confiante que faz com que eu o entenda como determinação no cumprimento da tarefa.
Nada nem ninguém pode desviar ou alterar sua atenção, se fazemos algo para que ela desista, assim que a gente desiste, ela volta a fazer o que fazia tão qual como antes de ser interrompida.
Então comecei a perceber que também podia fazer o mesmo, se tenho a casa toda para limpar posso fazer um pedacinho de cada vez com calma que logo tudo estará feito. E isso se aplica a todas as tarefas enfadonhas e corriqueiras que precisam ser feitas e que drenam uma grande quantidade de energia se pensando por onde começar.
Ficar parada olhando o que tem que ser feito desencoraja qualquer pessoa, mas essa não é, certamente uma atitude correta. Precisamos assumir as rédeas da nossa vida e fazer o que tem que ser feito com amor, paz interior e coragem.
Fácil assim, pensar desta maneira faz com que estejamos presentes em cada momento na realização das tarefas e com isso se aprende a valorizar mais o tempo, sentir prazer pelo que já foi realizado e principalmente diminuir o nível de estresse. Obrigada Formiguinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário