domingo, 23 de março de 2014

BAIXO RENDIMENTO



Meu filho está com dificuldade na escola. Na verdade, todos os anos ele tem dificuldade na escola que freqüenta desde os quatro meses de idade. E nunca conseguiu entrar perfeitamente no quadradinho.

            As outras mães ficavam encantadas com as músicas ensinadas que eram cantadas nas rodinhas para as amigas, o meu nem sabia do que se tratava ou inventava suas próprias letras.

            Os cadernos dos amiguinhos perfeitamente organizados e com letra caprichada, o meu não consegue ver sentido nenhum em perder seu tempo repetindo aqueles exercícios que não servem pra nada (de acordo com a opinião dele), muitas vezes ele me parece à parte da sua situação escolar.

            Eu sou professora e uma das minhas frustrações é não conseguir ter despertado nele o gosto pela leitura e pelos estudos de maneira geral. Ele até que gosta da escola, diz que lá é um lugar legal e tem bastante espaço para correr. Quando conversamos sobre o futuro, ele diz que quer ser artista, criar coisas que não existem e que possam ajudar as pessoas, quer desenhar, esculpir, criar cenários e principalmente se divertir.  Enquanto que, a maioria dos amiguinhos querem ser: médicos, advogados, professora e até modelo.

            Nas conversas as professoras, inclusive eu, não dizem que ele é uma criança super alegre, que gosta muito de conversar e brincar, dizem que é hiperativo.

            Chegou-se ao ponto de ele não acreditar mais que fosse capaz de aprender. Após a saída da escola em que mais uma vez ouvi as reclamações da professora e estava passando uma “raspa” nele, desabou em um choro desesperado afirmando que por mais que se esforçasse não conseguia ir bem na escola e provavelmente não teria uma boa profissão e sem dinheiro para se sustentar moraria na rua. Fiquei penalizada e me ofereci para morar com ele na rua ao que me respondeu que não daria certo porque eu iria envelhecer e morrer com o tempo deixando-o sozinho do mesmo jeito.

            Neste ponto tive que dar um basta, definitivamente não estou dando conta da situação. Procurei referencias de um bom psicólogo e está marcada para segunda a primeira consulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário