Muitas pessoas esperam por essa data com uma feliz ansiedade, já para outras está relacionada a situações desagradáveis. Tem alguns que relacionam a lucro pela quantidade de vendas, uns tantos se sentem sozinhos e abandonados. Para cada um tem um significado, porém hoje comecei a me perguntar o que é o Natal, essa data “festiva” que acontece simultaneamente (respeitando o fuso horário), em todo o planeta. Qual é o seu real sentido, será que é uma questão religiosa? Creio que não, ela ocorre em países que não são cristãos. Será que é por conta do Papai Noel?
Nenhuma explicação faz sentido pra mim, penso em mil e uma motivações para o Natal, porém nada me convence. Queria encontrar um significado universal, tal qual é a data. Mas infelizmente não há, é uma festa que fala de união e alegria. No entanto o que vejo são sacolas cheias de presentes e corações vazios. Gente reunindo forças para salvar o planeta e não chegando a acordo nenhum. Tiroteio, drogas, fome, enchentes, cachorros espancados até a morte, crise na economia...
Me dói a cabeça e o coração, o que é o Natal?
Vejo pela minha janela passarem catadores de papel procurando lixo pra vender, dentro do carrinho crianças maltrapilhas, sujas e famintas. Pessoas jovens se drogando. Carros e pedestres caminhando indiferentes. Vejo tudo e o vidro da janela não consegue me proteger desta dor. O que é Natal?
O que me salva é a etimologia. Natal = que significa nascimento.
Advento = Período de quatro semanas que antecedem o Natal, destinado a preparação espiritual e a purificação diante da espera do salvador.
Sinto neste momento um amor imenso me envolver. Ainda presa a janela com o nariz encostado no vidro vejo um pequeno anjinho passando na rua. Nossos olhos se encontram e neutralizam a minha agonia, num tchauzinho e um sorriso essa pequena criança levada pelas mãos da mãe me mostra que o mundo ainda tem jeito e me dá o melhor presente de Natal: A Esperança!!!! Boas festas.