sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

COMBINADOS PARA O NOVO ANO

                                  
             Chegou a hora de fazer as promessas que irão recuperar a nossa vida no ano vindouro. Há uma infinidade delas, tem para todos os gostos, mas será que vele a pena?
            A proposta que tenho não é para o próximo ano, é para agora. Não é para salvar a vida, mas para torna-la mais agradável. Não é pra você se comprometer e depois sofrer por não cumprir. É simplesmente para ler, refletir e tirar suas próprias conclusões.
            Antes de mais nada, quero relembrar algumas coisas. Você percebeu como este ano passou ligeiro? Nesta semana fui a uma loja de departamentos para comprar umas coisinhas e a jovem bonita e delicada que finalizava meu atendimento se despediu com um “ Feliz Natal”, ao que agradeci também com um sorriso dizendo que era muito cedo pra esse desejo, já que 2012 nem começou ainda. Ela de desculpou dizendo que está passando tudo tão depressa...
            E realmente a impressão que tenho é que o tempo é um rolo compressor, que os dias passam na velocidade de segundos é tanto para fazer e tão pouco tempo...
            Mas pare, respire fundo e pense em uma brincadeira lá da sua infância, lembre daqueles momentos felizes e agradáveis em que vivia mil aventuras. O dia não parecia mais longo? E a espera por alguma data então? Não levava uma eternidade?
            Pois é, o tempo do relógio na verdade continua o mesmo. O que mudou foi a sua maneira de ver a vida, ou melhor, de viver a vida. Você pode até estar aqui lendo este texto mas a cabeça está na ceia, nos convidados, na roupa que vai usar ou em um milhão de outras coisas. Essa é a diferença, você não vê o tempo passar porque simplesmente não está aqui.
            Então vamos fazer um combinado, que tal viver um dia de cada vez? Procurar prazer no que se está fazendo. Parar e observar o que há ao seu redor, olhar para si mesmo e com a alegria daquela criança que um dia você foi, aproveitar o dia.
            Isso consiste no exercício de estar presente em tudo, desde uma tarefa corriqueira até as mais complexas, é viver cada segundo com amor, alegria e gratidão por simplesmente estar vivo e poder aproveitar mais uma festa de reveillon junto da sua família e de todos aqueles que lhe querem bem.
            Vamos lá, tenha generosidade consigo mesmo e quem sabe se conseguir adotar essa prática o ano que vem não passe tão rápido. Boas Festas!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O QUE É O NATAL?

                                     
             Muitas pessoas esperam por essa data com uma feliz ansiedade, já para outras está relacionada a situações desagradáveis. Tem alguns que relacionam a lucro pela quantidade de vendas, uns tantos se sentem sozinhos e abandonados. Para cada um tem um significado, porém hoje comecei a me perguntar o que é o Natal, essa data “festiva” que acontece simultaneamente (respeitando o fuso horário), em todo o planeta. Qual é o seu real sentido, será que é uma questão religiosa? Creio que não, ela ocorre em países que não são cristãos. Será que é por conta do Papai Noel?
            Nenhuma explicação faz sentido pra mim, penso em mil e uma motivações para o Natal, porém nada me convence. Queria encontrar um significado universal, tal qual é a data. Mas infelizmente não há, é uma festa que fala de união e alegria. No entanto o que vejo são sacolas cheias de presentes e corações vazios. Gente reunindo forças para salvar o planeta e não chegando a acordo nenhum. Tiroteio, drogas, fome, enchentes, cachorros espancados até a morte, crise na economia...
            Me dói a cabeça e o coração, o que é o Natal?
            Vejo pela minha janela passarem catadores de papel procurando lixo pra vender, dentro do carrinho crianças maltrapilhas, sujas e famintas. Pessoas jovens se drogando. Carros e pedestres caminhando indiferentes. Vejo tudo e o vidro da janela não consegue me proteger desta dor. O que é Natal?
            O que me salva é a etimologia. Natal = que significa nascimento.
            Advento = Período de quatro semanas que antecedem o Natal, destinado a preparação espiritual e a purificação diante da espera do salvador.
            Sinto neste momento um amor imenso me envolver. Ainda presa a janela com o nariz encostado no vidro vejo um pequeno anjinho passando na rua. Nossos olhos se encontram e neutralizam a minha agonia, num tchauzinho e um sorriso essa pequena criança levada pelas mãos da mãe me mostra que o mundo ainda tem jeito e me dá o melhor presente de Natal: A Esperança!!!! Boas festas.